O que é Marketing Pessoal?
É um instrumento fundamental para que você se mostre ao mercado como um produto que deve ser comprado e valorizado. Ninguém compra seu talento e competência se não descobrir que você os tem. Marketing Pessoal deve ser feito na base de verdade, ética e valores do ambiente onde você quer atuar.
Na primeira parte de um Plano de Marketing Pessoal é preciso desenvolver alguns atributos para ter um impacto positivo em sua atuação profissional como essas qualidades:
- Auto-motivação;
- Liderança;
- Criatividade.
A outra parte do plano de Marketing Pessoal consiste na aplicação de ferramentas para promoção pessoal, tais como:
- Construção de uma rede de relacionamentos (networking);
- Criação de um website pessoal (veja nesse link Planos para estruturação do seu website pessoal: www.usteed.com.br/marketing-pessoal/ );
- Utilização de cartões de visita de uma maneira dinâmica;
- Ter um sistema de relações públicas pessoais.
Algumas perguntas para lhe ajudar na estruturação do seu Plano de Marketing Pessoal
- QUEM É VOCÊ? Um bom trabalho de Marketing Pessoal precisa começar por ai, uma autoanálise;
- QUAIS SÃO SEUS DIFERENCIAIS? Conhecer os pontos fortes e pontos fracos de sua personalidade;
- O QUE AS PESSOAS DIZEM DE VOCÊ? Sua imagem diante dos outros.
Dicas relevantes para você vender o seu “peixe” ?
Os profissionais mais requisitados são aqueles que transmitem autoconfiança e têm habilidade para manter bons relacionamentos, portanto, é hora de aprender a arte de vender.
- Invista na própria aparência. Dificilmente temos a segunda chande para causar a primeira boa impressão.
- Confie no seu potencial. Se não estiver seguro (a) sobre o valor da sua proposta, busque recursos para melhorar a sua performance.
- Prepare-se para a “venda”. Quanto mais souber sobre os interesses do cliente, maiores são as chances de responder sobre qualquer questionamento.
- Concentre-se. Não faça julgamentos sobre a opinião alheia.
- Ajude o seu interlocutor a raciocinar, seja claro (a) e objetivo (a).
- Mantenha o foco no atendimento das necessidades do cliente.
- Crie empatia com o interlocutor e fortaleça a confiança do contato.
- Aprimore constantemente o seu poder de argumentação e negociação.
- Evite impor opiniões. Dê sempre espaço para questionamentos e argumentações.
- Seja flexível, no entanto, não desvie do seu propósito.
“A única maneira de fazer um excelente trabalho é amar o que você faz. Se você ainda não encontrou, continue procurando. Não se acomode. Assim como tudo que importa para o coração, você saberá quando encontrar”.
(Steve Jobs)
Uma empresa nacional com visão internacional, proporcionando mais qualidade de vida a você.